08 abril 2006

Passeio dominical de 20060319

sinopse: local: Sta Maria da Feira/Esmoriz/Furadouro; participantes: 2; km's: 46; duração: 2h52 [a pedalar]; piso: mais alcatrão do que trilho [estamos a tentar melhorar]

Relato do passeio dominical.
Feira, 19 de Março de 2006.

Partimos, já molhados, do ponto de encontro habitual, em frente ao feira nova, um pouco antes das nove.
Como para molhado, "molhado-e-meio", a chuvinha com que tínhamos começado cedeu a sua vez a uma das irmãs mais velhas... Imaginem lá vocês como ficamos...

Durante os primeiros quilómetros de alcatrão, aproveitando a ocasião que "aquela" descida proporciona, mais uma vez bati o meu elevadíssimo recorde de velocidade, obtendo a marca de 58.4 km/h. Seguindo a regra máxima do xc, depois de uma descida, vem sempre uma subida maior, pelo que chegamos ao mato já quentinhos.

Depois, já se sabe... O primeiro trilho, tão abrigado como é, tão cheio de lama como de costume, tão rápido quanto a habilidade e o descuido permitam, fez os habituais estragos: lama nos v-brakes, lama nos desviadores, lama na corrente, lama nas sapatilhas, lama nas mãos, lama nos óculos e lama no capacete. Foi quase hilariante o enterramento quase completo do Jorge, ao abordar com um impressionante à-vontade uma poça de lama barrenta e líquida... Mas hilariante mesmo foi a minha figura de urso, quase como o principiante que sou, ao tentar segui-lo de perto. Rapidamente me lembrei que a lama salta dos pneus!!!!!!!

Voltamos ao alcatrão, ainda que por breves momentos, apenas para descansar para a subida do segundo trilho e para deixar a chuva tirar parte da lama acumulada.

Depois de voltar a passar por baixo do IC 1, viramos à esquerda para o segundo trilho que, não querendo ficar atrás do primeiro, nos encheu de lama, de [alguma] adrenalina e de [muito] suor. Sim, este segundo trilho é do tipo "sobe-e-desce" e deixa sempre as nossas pernas a tremer como se estivéssemos no primeiro encontro com aquela rapariga [já foi há uns anos....].

De volta à civilização, atravessamos a ponte do IC 1 e fomos a direito até ao buçaquinho por uma bela descida sempre em alcatrão, onde viramos para Esmoriz. Procuramos um café com esplanada para tomar o "reforço alimentar" mas com a chuva que estava nessa manhã, só no Barra Mar's com a sua esplanada permanente na varanda. É que estávamos um bocado sujos para entrar em qualquer estabelecimento comercial...

Depois de voltar a montar, rapidamente lamentamos a paragem e a sua duração, pois estávamos agora demasiado frios... O que vale é que a estrada da mata é sempre boa para rolar e aquecer... E por aí seguimos, sempre com bom piso, até à praia de S. Pereira de Maceda, o nosso local habitual de paragem contemplativa.

Após a constatação do mau estado do "miradouro" sobre a praia, viramo-nos para o maior e melhor dos três trilhos que motivam a nossa saída da cama a uma Domingo de manhã.... Muita areia, algumas subiditas quase impossíveis graças à falta de tracção e ao afundamento da roda da frente, muito suor, muitos cavalinhos por cima das raízes e dos paus e das pinhas e alguns só porque sim... Ver aparecer o parque de campismo do Furadouro foi quase um alívio e ao voltar para o alcatrão aproveitamos uma série de poças fundas para lavar as rodas, atravessando-as a direito. O sol aquecia-nos agora um bocadito e estávamos cansados mas contentes... Como os putos depois de chafurdar na lama!

Depois de rolar um bocado e de ver as vistas [outras bikes] no Furadouro metemos as rodas ao caminho e viramo-nos de novo para a Feira. A secção cronometrada [do restaurante Angelo's até à Feira] foi realizada em 30 minutos graças à ajuda de um ciclista de estrada que nos foi servindo de lebre depois de termos conversado um pouco. Chegados ao fim habitual, decidimos prolongar um pouco mais o passeio e ir ver a montra do andrade [loja famosa da Feira] cuja localização eu desconhecia.

E ao vir embora, já secos, aconteceu... GRANIZO. Foi pouquito mas depois desta, já há poucas desculpas para não pedalar.

Depois foi só dar banho às bicicletas, guarda-las e tomar um bom duche, para levar a família a almoçar fora!

Cumprimentos,
lumitoca

0 Comentários: