19 dezembro 2007

Lumitoca & Obelisko em Oliveira de Azeméis

Desta vez não há fotos, mas este fds fomos a Oliveira de Azeméis.

O trajecto, curto, foi o seguinte:

SJM - Feira - Arrifana - Nogueira do Cravo - Carregosa - Cesar - Oliveira de Azemeis pela estrada nova que sai do campo do Cesarense [?] - Sjm

Estava um frio de rachar e as descidas quase eram encaradas com maus olhos, tal era o frio que provocavam.

Prova de BTT - Algumas fotos

[não devia ser preciso lembrar, mas infelizmente é]

["A" descida]

[depois do riacho]

[o vencedor com o seu prémio]

09 dezembro 2007

Prova de BTT de Cucujães

Este fim de semana fui a uma prova. Foi organizada por um aluno do curso de desporto que, para uma disciplina, tinha que organizar uma prova. Por gostar, escolheu o BTT. E devo dizer que esteve quase perfeito. Era um percurso mesmo muito curto o que é normal para uma organização a cargo praticamente de uma pessoa, mas havia medalhas, uma bike para o primeiro classificado, gente a vigiar o percurso, marcações impecáveis e água no fim para quem quisesse.
Parabéns a quem organizou, parabéns à escola, ao professor e a quem mais merecer por ensinar de facto a FAZER coisas. Também é preciso.

[o vencedor a receber uma Decathlon]

[o dorsal... em papel]

Material novo


Estreei uns travões novos. Uns XT. São bons e consigo afina-los, o que já era impossível com os antigos...

29 novembro 2007

Bela Subida

Partilhado por jorgeamf


Dia de consolidação de trilhos!

Porque passei bem de mais a noite de Sábado, tive que "descombinar" o passeio de Domingo, mas isso não quer dizer que não tenha pedalado... Muito pelo contrário!

Acabei por conseguir levantar-me, contra as minhas próprias expectativas, depois de menos de 3 horas de sono, e ainda com a cabeça um bocado pesada e o corpo a pedir cama...

Resolvi ir até ao trilho que começa por trás do restaurante "Pedra Bela", mas desta vez, escolhi um corte à esquerda que lá existe... Muito bom e com uma descida mais própria para gente mais afoita, mas mesmo assim um belo trilho até um portão [estava eu pelo lado de dentro], daí resolvi explorar mais e acabei a "encaixar" uma série de trilhos conhecidos, com o alcatrão ao mínimo e fazer 19 km's quase seguidos, se bem que tive que andar para trás algumas vezes.
Ainda perguntei a um homem que passava se um trilho tinha saída e ele disse que não sabia, mas que num outro andavam muitas vezes de mota e bicicleta... Bela dica, porque foi uma das melhores partes e permitiu ligar o meu bocado preferido ao resto!



Fiquem bem

18 novembro 2007

Lumitoca & Obelisko em Arouca

Desta vez, e para não destoar das últimas saídas, resolvemos ir para a montanha, até Arouca.

O trajecto, um bocado inventado à pressão, foi o seguinte: S João da Madeira - Feira [Obelisko] - Arrifana - Mosteiro - Londral - Romariz - Escariz - Mansores - [por engano... via rápida] - Arouca - Chão de Ave - Rossio - Carregosa - Nogueira do Cravo - S. João da Medeira [CASA!!!!!] - Feira [Obelisko]


Aquele monte em segundo plano é um dos próximos objectivos... Mas para isso preciso dos pneus finos!

Fiquem bem.

17 novembro 2007

Lumitoca & Obelisko em Vale de Cambra

Num dia típico destes Invernos modernos em que quase não está frio, resolvemos inventar um trajecto novo que resultou nisto:

S João da Madeira - Feira [apanhar o Obelisko] - S João da Madeira - Nogueira do Cravo - Cesar - Carregosa - Vila Cova de Perrinho - Chão de Ave - Vale de Cambra - S João da Madeira [casa para mim] - Feira [Obelisko].

Não foram muitos km's, mas foi um trajecto exigente e ao mesmo tempo muito agradável... Sem dúvida a repetir.

Mais um dia de anos bem passado

O meu último dia de anos foi novamente passado a pedalar. Infelizmente, por ser semana, mais uma vez fui sozinho.

Resolvi ir até à Freita. Fartei-me de empurrar a cabrita à mão, que o trilho nem sempre era ciclável, mas ainda assim foi um belo passeio...




10 novembro 2007

Mais uma fotos engraçadas



O Bits & Pieces está cheio de fotos engraçadas, muitas delas com "duas rodas" como tema....

13 outubro 2007

Esta é capaz de estar aqui há algum tempo....

[em...]

11 outubro 2007

uooops

em

06 outubro 2007

II Maratona Vale do Vouga - Relato

Como de costume, o dia começou cedo. Eram 5:15, para ser mais preciso. A semana de chuva que antecedeu o dia da Maratona e as núvens do dia anterior faziam prever o melhor: ia ser um dia de chuva e ia haver lama. Por isso, a espera pelos companheiros foi passada a trocar o pneu de trás (um Ritchey SpeedMax semi slick) pelo original (Bontrager Jones) com "taco" para dar e vender.

À chegada, o primeiro contratempo: o caminho para o secretariado não era dos mais bem sinalizados. Mas como quem tem boca encontra o secretariado dos eventos, lá chegamos sãos e salvos. Depois das fomalidades foi encontrar um café aberto para um segundo pequeno almoço... Uma meia de leite e meia torrada que muito bem caíram.

Daí para o controlo zero (nem toda a gente sabia o que se passava ali... eu próprio "mandei" dois para trás!) e para a espera. E começou: algum alcatrão e algumas subidas bem pensadas para espaçar o pelotão e facilitar a entrada no mato (as boas organizações pensam nestas coisas). Depois de entrar no mato, repetiu-se o festival de lama do ano anterior. Para melhor. Era mesmo muita lama. Rapidamente tive que tirar os óculos, apenas para me arrepender uns metros à frente. Até ao primeiro abastecimento, foi um tal de pedalar à chuva, que vez questão de marcar presença.

Depois, alguma chuva, muita lama e muito esforço. Muita gente a passar por mim, claro. E muitas alegrias para os mecânicos: desviadores, pedaleiros, correntes, travões, pedais... montes de peças a precisar de atenção especializada!! Pelo meu lado, a cabrita aguentou-se que foi uma maravilha... tirando uma ou outra passagem de caixa menos bem conseguida, tudo está apto a continuar. Por falar em passagens menos coneguidas, no início de uma subida em que, ao tentar engrenar a 1ª, a corrente caiu, eu quase mandei um participante pela ribanceira abaixo. Ele vinha muito colado a mim e quando eu coloquei o pé no chão, ele bateu contra a minha perna e quase que se desequilibrava irremediavelmente... por sorte tudo correu bem. O pior foram os calços de trás (AVID)... Numa curva mais apertada, a cabrita deu em fugir de frente, pelo que pensei com os meus fechos eclair que tinha que passar a travar só com o de trás. Até à curva seguinte, em que verifiquei que, por muito que apertasse a manete, a cabrita dava em acelerar em vez de travar!!!! Isto quando faltavam para aí 20 km's....

Mas tudo correu bem, muito bem e cheguei ao fim ileso. Apenas as caimbras e as dores gerais nos músculos, de arrastar os 30 kg que a cabrita parecia pesar agora, me atormentaram.

Depois, um belo banho frio numa escola com uns jactos de água que não lembram ao diabo e uma refeição espactacular em que nada faltou. E chegamos a tempo de não ter muita fila de espera, o que foi uma sorte.

Para o ano contem connosco novamente, e, se possível, façam igual (com chuva e tudo).

04 outubro 2007

II Maratona Vale do Vouga - Primeiras fotos

Apenas algumas fotos do estado em que ficou a cabrita:




22 setembro 2007

Um blog impecável...

Recebi notícia deste blog recentemente. Vão ver! Vão gostar. Cliquem na imagem!

15 setembro 2007

De facto, estão à espera de quê?

[in forumbtt.net - o tópico do off topic]

09 setembro 2007

Novas explorações

Fui passear para a estrada mas fartei-me e, por isso, resolvi experimentar uns trilhos que mes estavam a atiçar a curiosidade há muito tempo...

Perto da Sra de Entre Águas, na Válega, Ovar. Resolvi andar a passear por caminhos novos e descobri uns trilhos impecáveis, e ainda um cais da Ria que, pelos vistos, foi recuperado pelo Forum Unesco para o património... e é perto da estrada, eu é que não sabia eh eh eh ...



06 setembro 2007

Passeio curto

Apenas 17 km's.... porque o pneu ficou assim:

05 setembro 2007

Pérolas

" Aprova mais evidente de que existe vida inteligente no Universo é o facto de nada nem ninguém alguma vez nos ter contactado"

Mafaldinha

03 setembro 2007

Dia de grande azar

E alguma "azelhice".

Fui passear até à ponte da Varela, na Ria, para desenferrujar as já velhinhas articulações e tirar o pó do deserto do sistema e tive um furo. Até aqui tudo bem, se o raio do aro não tornasse cada mudança de pneu numa aventura e se eu não tivesse [provavelmente] trilhado a câmara nova ao metê-la... até parti o último desmonta e tive que usar a "multi ferramenta".

Resultado: mais de 15 km's realizados com o pneu em baixo. Ainda não avaliei a extensão dos estragos. Estava demasiado cansado.

02 setembro 2007

Dromedário Todo o Terreno

Nestas férias, não fiz BTT, mas sim, DTT!

[Marrakech]

19 agosto 2007

Pequeno treino

Hoje foi dia de desenferrujar as diversas articulações, que isto de ir para os Algarves "oxida" muito o pessoal. Por isso um pequeno passeio por estrada foi a escolha, pelas subidas até (e além de) Carregosa.

Fiquem bem.

05 agosto 2007

Freita e Mizarela

Dia de treino intenso de subidas, aproveitamos para passear pelas descidas da Freita e pela paisagem única da Mizarela.

O mais difícil foi chegar lá acima, mas já passou.

29 julho 2007

S Macário

Neste Sábado cumpri um enorme desafio:
De Nogueira do Cravo até S. Macário [S. Pedro do Sul], almoço e voltar...

Não tem conta o nº de vezes que andei em 1:1 dadas as subidas... andei 2/3 km's atrelado à mota que nos acompanhou, fiz "imensos" km's e andei "montes" de tempo de bike.

A paisagem foi do melhor... Vimos Drave ao longe, passamos por estradas dignas de figurar numa caixa de chocolates Suiça, almoçamos muito bem e pagamos muito pouco e fiquei a conhecer uma série de fontes pelo caminho, sem as quais não teria sido possível chegar ao fim.

O pessoal do melhor... nunca fiquei sozinho, houve sempre apoio!

Algumas fotos, que não deu tempo para estar a parar para mais...

A primeira paragem, em Chão de Ave, para juntar a 2ª parte do grupo.

As "antenas", junto às "ventoínhas", na Freita, 25 km's depois de começar...

...onde parámos para comer!

Já perto do objectivo, a admirar a paisagem

Em S Macário, a gozar a mais do que merecida pausa, antes de seguir para o almoço

Fiquem bem.

26 julho 2007

Bestida, como treino...

Como no Sábado há um evento de grande respeito em termos de esforço, nada melhor do que rolar um bocado para tirar a ferrugem dos joelhos e manter os músculos "alerta".

Por isso, fui até à Bestida [novamente] ao entardecer... A vista fantástica como sempre, quase 70 km's de treino e uma boa maneira de tirar a cabeça dos problemas do emprego e etc e coisa e tal.

Fiquem bem.

15 julho 2007

Frecha da Mizarela

Em dia de meteorologia pouco aconselhável a saídas de casa, na opinião do comum dos mortais pelo menos, resolvi ir ate à Frecha da Mizarela.

É uma queda de água, em plena Serra da Freita, com mais de 60 m de altura e, ao que me dizem, de grande impacto cénico...

Infelizmente, dadas as condições, a vista que se tinha do miradouro era esta:
Foram pouco mais de 50 km, durinhos q.b., obviamente a repetir quando estiver melhor tempo...

Fiquem bem

08 julho 2007

Nas terras baixas estava nevoeiro

Por isso subi outra vez a montanha... na Sra da Mó.
Tenho que arranjar maneira de ir experimentar os trilhos do "lado de lá" do monte.

03 julho 2007

Sra da Mó!

O acordar deste Domingo foi claramente abaixo das condições óptimas e obrigou-me a faltar a um encontro Domingueiro, o que é sempre uma nódoa no currículo.
Sem dúvida que as duas noites anteriores de excessos gastronómicos e enológicos tiveram algo a ver com a sensação estranha que me atormentou a zona abdominal... penso eu.

Assim, saí sozinho e disposto a fazer alguns km's apenas para não ficar a dormir.
Mas isto das pedaladas é como as cerejas... dá-se uma e depois vêm muitas atrás e por isso fui indo, indo, indo e acabei por ir até à Sra da Mó!

A vista à saída de Arouca...

A meio do caminho

O objectivo atingido.

A vista sobre Arouca.

A vista do outro lado...