31 dezembro 2006

Último dia do ano, última oportunidade

Para um passeio de bike.

Por isso mesmo, aproveitámos e voltamos aos trilhos de Pigeiros e Milheirós.

Muito mato, alguma lama.
Trilhos velhos e trilhos novos.
Sem chuva mas com muitas nuvens.
Um dia cinzento, não muito frio, perfeito para pedalar.


Para o ano há mais!

Entretanto,

FAÇAM O FAVOR DE TER UM EXCELENTE 2007!!!

Índice de massa corporal [2]

O Pedro Roque Oliveira, do blog Mens Sana in Corpore Sano teve a amabilidade de fazer o seguinte comentário ao post anterior:

Atenção que essa fórmula apenas é válida para pessoas sedentárias. No caso de atletas tem de se calcular a percentagem de gordura através de bio impedância (há balanças especiais que o fazem).

Se reparares a chamada "massa magra" (músculo) é mais pesada que a gordura. Por essa fórmula um halterofilista ou um jogador de futebol americano são obesos.


Como eu não sabia o que era essa coisa da bioimpedância, "googlei-a".
Para não terem o mesmo trabalho, aqui fica o que o [a?] WikiPeso tem a dizer sobre o assunto:

Bioimpedância Eléctrica (Bioelectrical Impedance Analysis ou BIA) é um sistema de avaliação da composição corporal, baseado no princípio da condutividade eléctrica e da sua relação estável com a água corporal. A impedância corporal (Z) consiste na oposição que o corpo oferece à passagem de uma corrente eléctrica. A impedância é determinada a partir de uma relação vectorial entre a resistência corporal (R) e a reactância (Xc), medidas através de uma frequência única (uni-frequência) ou através de um espectro de frequências (multi-frequência).

Quer se utilize um sistema uni- ou multi-frequências, a corrente eléctrica percorre o corpo através dos fluidos intra e extra-celulares (água intra- e extra-celular), pelo que quanto mais água corporal menor será a resistência oferecida à passagem da corrente. Assim, a estimação da água corporal através deste método e o pressuposto de uma relativa estabilidade entre este componente e a massa isenta de gordura (MIG) (cerca de 73% da MIG é água), permite o posterior cálculo da massa gorda por subtracção da MIG ao peso corporal.

Considerando que uma correcta determinação da água corporal é fundamental nos subsequentes cálculos para determinar a massa gorda, devem ser cumpridos alguns requisitos antes da utilização dos equipamentos que se baseiam nos príncipios da bioimpedância eléctrica. Assim, para garantir que a hidratação da pessoa está em homeostase, não deverá ser praticada actividade física nas 24 horas antes do teste, assim como nesse período de tempo não deverão ser ingeridas substâncias que afectem a diurese, como café, chá ou álcool; o teste não deverá ser efectuado durante o período menstrual; e a pessoa não deverá beber nem comer nas 4 horas que antecedem o teste.

Ou seja, para um atleta, saber se tem massa gorda a mais é um bocado mais complicado do que usar uma simples balança de casa de banho.

Fiquem bem.

27 dezembro 2006

Índice de Massa Corporal

Sabiam que...

O índice de massa corporal é calculado, na sua forma mais simples, dividindo o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. Um valor entre 19 e 25 é considerado normal.

Por exemplo, no meu caso, que peso 75 kg e tenho, de altura, 1,77 m, o índice de massa corporal é:

75 / [1.77]^2 = 23,9

Ainda bem que não há cálculos para "índice barrigal", pois caso contrário eu rebentaria a escala!!!

Fonte: revista sport life

Fiquem bem,

26 dezembro 2006

Sítios #3

Calvário, Pigeiros [??] Cheguei lá pelo meio do mato!

Sítios #2

"Ponte Romana", Caldas de S. Jorge? Pigeiros? [é entre dois trilhos...]

Sítios #1

Visiunarium, Sta Maria da Feira

22 dezembro 2006

Ti-Nó-Ni Moçambique

Pois é! É Natal. Todos desejamos muita coisa, uns mais modestos, outros nem por isso.

E todos sentimos mais vontade de ajudar, mais vontade de fazer o bem.

Não faltam oportunidades. No cão engarrafado fiquei a conhecer uma boa ideia para uma prenda de Natal "a sério"!!


Fiquem bem.

21 dezembro 2006

Mais um belo passeio


Mas que belo passeio o de hoje!!
Alguma exploração, alguns trilhos conhecidos, muito frio e muito suor!

Foi, penso eu, a primeira vez que andamos no mato com gelo. O barulho que os pneus fazem a desfazer os cristais de gelo que se formam é curioso.

A paisagem, com o vapor que se forma sempre que o Sol começa a aquecer as poças de água geladas, fica de uma beleza incrível.

Fiquem bem.

19 dezembro 2006

Cores

17 dezembro 2006

Passeio de empenados


Hoje, no habitual passeio Domingueiro com o Obelisko, estávamos os dois a precisar de chinelos e uma mantinha nas pernas.

Começou na hora de partida que ambos falhamos exactamente na mesma medida. Foi uma sorte ninguém ter ficado meia hora à seca.

Depois, porque havia que tomar uns remédios, fomos rapidamente tomar o pequeno almoço que costuma ser a meio da manhã.

Como estávamos assim a modos que sem grandes pressas, a coisa demorou-se e acabamos a andar muito pouco depois disso.

No final, 55 km's ficaram registados numa volta pelo Furadouro e pela Torreia.

Valeu por termos voltado à estrada da Ria.

Fiquem bem.

11 dezembro 2006

O ESPÍRITO DO NATAL ESTÁ NO AR

GOSTARIA DE ANUNCIAR FORMALMENTE
QUE JÁ ESTOU A ACEITAR PRESENTES
EM DINHEIRO (de preferência) OU CHEQUE (se possível, visado)
EVITA O STRESS DA ÉPOCA NATALÍCIA, ENVIA HOJE MESMO!!!!

FELIZ NATAL



10 dezembro 2006

Mais um pequeno investimento... na saúde

Olá

Hoje, Domingo, foi dia de passeio.

Uma bela passeata de 70 km's até a Aguda, pela N109. Desta vez, e ao contrário do fim de semana passado [chovia a cântaros], encontramos muitos companheiros de "vício" pela estrada fora!!

Fomos, eu e o Obelisko, tomar o pequeno almoço ao Parque Municipal [???], onde podemos apreciar a evolução de duas equipas de futebol e uma partida de ténis, em piso sintético e tudo! Uma categoria de "parque", com uma boa esplanada... Pena o serviço de cafetaria não ser o melhor.

Mas o investimento, foi nuns "coisos" [... se alguém souber o nome...] porque os anteriores entregaram a alma ao criador, um Japonês qualquer de nome Shimano.
Troquei por uns de outro criador, com um nome engraçado: BBB.
Espero não me arrepender. Vi que precisava deles no ontem à noite, quando fui fazer as habituais verificação e lubrificação e reparei que a corrente estava a arrastar em qualquer lado. Depois de muito procurar, lá encontrei o culpado: o desviador traseiro, ou melhor, um dos "coisos" que a imagem mostra...

Assim sendo, e sem hipóteses de recorrer a alguém que perceba de bicicletas, recorri aos serviços de uma grande superfície, por sinal bem competentes.


Fiquem bem,
Lumitoca

05 dezembro 2006

Criancices...

Mais uma do mail...
De vez em quando bem me apetecia um assim!!! LOL

Fiquem bem,
Lumitoca

04 dezembro 2006

Dúvida construtiva de hoje

Porque é que há tanta gente que circula com os faróis de nevoeiro em noites [e em dias] "limpos" e tanta gente que se esquece de ligar qualquer luz quando está um nevoeiro cerradíssimo?

03 dezembro 2006

Há algum médico na sala?

Olá

Hoje o tempo por estes lados estava assim, mas os dois grandes malucos que dão pelos nicks [eh eh novos tempos...] Lumitoca e Obelisko foram na mesma pedalar.

O resultado é óbvio... apanhamos uma enormérrima molha. Ainda assim, fizemos 65 km's, e andamos por Rio Meão, Espinho, Esmoriz, Furadouro e depois voltamos à feira.

Até aqui tudo bem...
O médico que é pedido no título do post tem a ver com um brinquedo novo que estreei hoje.

Um "pulsómetro"... permite medir, caso desconheçam o termo, o ritmo cardíaco através de uma banda que se coloca no peito. E calcula logo uma série de coisas muito giras, com base no peso e na idade, que são as zonas de "saúde", "fitness" e "força". E permite também ir vendo a nossa pulsação ao longo do exercício.

E aqui é que a "porca torce o rabo". Quase metade do treino foi realizado na zona de pulsação mais alta, o ritmo máximo foi de 186 e a média de 147. Estou tão em baixo de forma que até parece que passo as manhãs dos chuvosos Domingos de Inverno no sofá!!!

Fiquem bem,
Lumitoca

01 dezembro 2006

BTT exploratório

Hoje foi dia de BTT exploratório em Pigeiros, Romariz, ...


Andamos a pé, exploramos, descemos, subimos, caí, cansamo-nos, tivemos vistas fantásticas e passamos uma fantástica manhã.

As fotos:

foi neste cenário que aproveitamos para tirar vários retratos


mesmo a calhar para a foto...

já bem "lá em cima", a aproveitar a paisagem. O que é aquilo azul lá ao fundo?

deste lado só dá montes

E dois pequenos vídeos, muitos "inocentes":



Fiquem bem,
Lumitoca