24 setembro 2006

BTT quer dizer... Bicicleta TODO o terreno, certo?


Olá

Pois se é BTT, então que não se escolha o tipo de terreno...

Este riacho foi, provavelmente, o corpo de água mais pequeno que atravessamos hoje.

Passamos por lama, muita lama.
Passamos por pedras, por gravilha, por raízes, por folhas caídas e por mais lama.

Pedalamos com os pés dentro de água.
Ficamos molhados, encharcados e depois molhados outra vez, para, como numa dança de círculo, tornarmos a ficar encharcados. E tudo por culpa de uma intermitente chuva, que de meiga não tinha nada.

Andamos pela Feira, por baixo e ao lado da A1, e por baixo e ao lado da A29.
Ainda tivemos tempo de indicar o caminho a um pessoal de jeep que andava por lá um pouco perdido e, depois, foi-nos dada a oportunidade de apreciar uma manobra difícil pois um deles "não queria" fazer uma rampa que já tinha sido feita por outros dois jeeps.

Mudamos pneus, recolhemos mais lama de várias cores, a imitar o terreno que pisávamos, tornamos a mergulhar as bicicletas em poças de diversas profundidades.

E, como o acto de desmontar depende muito da vontade de cada um e não é "rígido", resolvemos inventar umas maneiras novas de sair de cima das bicicletas... A minha, mais espectacular [cof cof cof], envolveu trocar de posição com a minha montada, ficando ela equilibrada nas minhas costas e com o guiador na minha virilha. Acreditem...
O Obelisko resolveu que fixe, mas mesmo fixe, era desmontar de uma forma mais deslizante e toca de colocar os braços como o Super Homem! Enfim, posições só para riders "de elite". eh eh eh

Fiquem bem
Lumitoca

21 setembro 2006

E que tal pedalar deitado?

Olá

E que tal pedalar noutra posição, até mais confortável?
E que tal ter um banco onde nos sentarmos em vez de uma lâmina?

Apresento-vos [para os que não conhecem...] as "recumbent bikes".
Já procurei uma tradução, mas a que encontrei, "recumbente", não me parece lá muito agradável... Quem souber de uma designação em Português, por favor avise-me.

Cliquem nas fotos para acederem aos respectivos sites.

São bicicletas em que se pedala com os pés para a frente, sejam de duas ou de três rodas [triciclos].
Não são reconhecidas pela UCI, penso eu, para provas oficiais. Pelo menos os records de velocidade que estas bicicletas permitem não são reconhecidos... Mas posso ter sido menos bem informado.
O que parece ser certo, pelo que já li, é que este tipo de pedalada permite menor cansaço e maior velocidade, embora seja necessário treino específico pois os músculos usados não são exactamente os mesmos nas mesmas "percentagens".

O equilíbrio é que também não deve ser o mesmo que numa bicicleta "normal"... talvez por isso não apareçam muitas destas no monte!

Fiquem bem,
Lumitoca

Semana calma

Esta foi uma semana calma, com um passeio nocturno apenas para manter a forma.

De S. João da Madeira até à zona industrial do Rossio, em Vale de Cambra, são 15 km's a subir. A subir a sério.

É pena que a estrada, de bom piso e boa marcação, não esteja iluminada em toda a sua extenção, principalmente de Carregosa para lá.

No entanto, a descida, já noite cerrada e sem vivalma à vista, com uma luz fraca e mais para ser visto do que para ver, provoca alguns arrepios ao mais afoito. O pendente é elevado e a velocidade é a condizer... As curvas são apertadas e a ravina assustadora! Só para quem não se importa de travar...

No final, 35 km's e muito suor.

Fiquem bem,
Lumitoca

17 setembro 2006

XC Puro em Terras de Santa Maria

Olá

Hoje eu e o Obelisko fomos dar uns passeios e tirar umas fotos para os lados do europarque.





Mas antes desta humidade toda, ainda andamos a fazer um "Up Hill Urbano" ou "Up Town", se preferirem...


Depois... Muita terra, algum alcatrão, umas subiditas até ao INATEL da Feira e, depois, pelas Guimbras outra vez, à procura do trilho que afinal... não estava lá.

No final, 2 furos a estragar a festa e a encurtar aquela que seria a segunda volta pelo visiunarium...

Fiquem bem
Lumitoca

10 setembro 2006

Lumitoca & Obelisko no mato

Olá

Hoje foi sem sombra de dúvida, um dos melhores, se não o melhor, dia desde que fui mordido pelo bichinho...
30 km's de puro btt, com XC do mais simples, descidas muto técnicas a obrigar os V-brakes a trabalho extra e os "traseiros" a irem muito "de fora", gravilha a mais de 20 km/h, areia, subidas em "sprint" e bbtismo [mistura de btt com alpinismo].


As duas fotos são já antigas porque a ida à noite ao twins, no Porto, torvou-me um pouco o raciocínio de manhã e eu esqueci-me de levar a câmara... LOL é o que dá dormir pouco.

Hoje houve ainda uma outra novidade: uns pneus novos, semi slicks. Muito bons a rolar, a subir, a descer e a curvar. Apenas uns pequenos sustos quando o piso é de uma camada de areia por cima de um piso duro... Ai ai ai que estes pneus não são para pessoas distraídas, obrigando a permanente atenção.

Mas as novidades ainda não acabaram... O Obelisko resolveu estrear a sua mochila de hidratação. Por sinal de forma pouco auspiciosa pois alguém [quem terá sido...] que o ajudou a enchê-la e a fecha-la deixou-a mal apertada, pelo que passado pouco tempo ele tinha as costas completamente molhadas...
Para não ficar atrás, a minha mochila resolveu ser solidária e começou também a verter...

O percurso foi belíssimo, com uma parte no trilho da feira, no mato ao lado do IC1 e uma parte a percorrer zonas do Europarque e do visionário. Aqui, mais uma estreia...
A passagem de um pequeno riacho!

Depois, um pequeno almoço e toca a pedalar pela Feira fora até às Guimbras, onde fizemos a subida até ao castelo PELO MATO!!! Com partes a pé, pois claro, mas com outras em que se pedalou a valer. Quem conhece a zona sabe com certeza a subida que é!!

Fiquem bem
Lumitoca

05 setembro 2006

JÁ ESTOU INSCRITO!!!


Agora, só falta conseguir chegar ao fim... da mini maratona!!!

Cliquem na imagem para aceder ao site deste "fantabulástico" evento...

Fiquem bem,
Lumitoca

04 setembro 2006

Mais uma da ria...

Olá

Aproveito esta foto de outro passeio apenas porque gosto muito dela!

Neste Domingo, o dia acordou muito enevoado... A paisagem da Ria estava divina, com a luz difusa, os pescadores, os moliceiros e a outra margem... tudo envolvido numa névoa grossa e persistente... e eu sem câmara!! GRRRRRRR......

Enfim... Para o livro de registos ficam 84 km's à média de 24.8 km/h.
Um pelotão de três, com os outros dois a demonstrarem grandes doses de paciência aturando-me em vez de darem às pernas à velocidade que, muito provavelmente, conseguiriam.

Curiosa foi a condensação que ocorreu nos nossos braços e respectivos pelos, além dos óculos e cabos, graças ao nevoeiro e à sua consistente passagem pelo nosso corpo e pelas bicicletas...

Fiquem bem,
Lumitoca