O Pedro Roque Oliveira, do blog Mens Sana in Corpore Sano teve a amabilidade de fazer o seguinte comentário ao post anterior:
Atenção que essa fórmula apenas é válida para pessoas sedentárias. No caso de atletas tem de se calcular a percentagem de gordura através de bio impedância (há balanças especiais que o fazem).
Se reparares a chamada "massa magra" (músculo) é mais pesada que a gordura. Por essa fórmula um halterofilista ou um jogador de futebol americano são obesos.
Como eu não sabia o que era essa coisa da bioimpedância, "googlei-a".Para não terem o mesmo trabalho, aqui fica o que o [a?] WikiPeso tem a dizer sobre o assunto:
Bioimpedância Eléctrica (Bioelectrical Impedance Analysis ou BIA) é um sistema de avaliação da composição corporal, baseado no princípio da condutividade eléctrica e da sua relação estável com a água corporal. A impedância corporal (Z) consiste na oposição que o corpo oferece à passagem de uma corrente eléctrica. A impedância é determinada a partir de uma relação vectorial entre a resistência corporal (R) e a reactância (Xc), medidas através de uma frequência única (uni-frequência) ou através de um espectro de frequências (multi-frequência). Quer se utilize um sistema uni- ou multi-frequências, a corrente eléctrica percorre o corpo através dos fluidos intra e extra-celulares (água intra- e extra-celular), pelo que quanto mais água corporal menor será a resistência oferecida à passagem da corrente. Assim, a estimação da água corporal através deste método e o pressuposto de uma relativa estabilidade entre este componente e a massa isenta de gordura (MIG) (cerca de 73% da MIG é água), permite o posterior cálculo da massa gorda por subtracção da MIG ao peso corporal.
Considerando que uma correcta determinação da água corporal é fundamental nos subsequentes cálculos para determinar a massa gorda, devem ser cumpridos alguns requisitos antes da utilização dos equipamentos que se baseiam nos príncipios da bioimpedância eléctrica. Assim, para garantir que a hidratação da pessoa está em homeostase, não deverá ser praticada actividade física nas 24 horas antes do teste, assim como nesse período de tempo não deverão ser ingeridas substâncias que afectem a diurese, como café, chá ou álcool; o teste não deverá ser efectuado durante o período menstrual; e a pessoa não deverá beber nem comer nas 4 horas que antecedem o teste.
Ou seja, para um atleta, saber se tem massa gorda a mais é um bocado mais complicado do que usar uma simples balança de casa de banho.
Fiquem bem.