13 outubro 2007

Esta é capaz de estar aqui há algum tempo....

[em...]

11 outubro 2007

uooops

em

06 outubro 2007

II Maratona Vale do Vouga - Relato

Como de costume, o dia começou cedo. Eram 5:15, para ser mais preciso. A semana de chuva que antecedeu o dia da Maratona e as núvens do dia anterior faziam prever o melhor: ia ser um dia de chuva e ia haver lama. Por isso, a espera pelos companheiros foi passada a trocar o pneu de trás (um Ritchey SpeedMax semi slick) pelo original (Bontrager Jones) com "taco" para dar e vender.

À chegada, o primeiro contratempo: o caminho para o secretariado não era dos mais bem sinalizados. Mas como quem tem boca encontra o secretariado dos eventos, lá chegamos sãos e salvos. Depois das fomalidades foi encontrar um café aberto para um segundo pequeno almoço... Uma meia de leite e meia torrada que muito bem caíram.

Daí para o controlo zero (nem toda a gente sabia o que se passava ali... eu próprio "mandei" dois para trás!) e para a espera. E começou: algum alcatrão e algumas subidas bem pensadas para espaçar o pelotão e facilitar a entrada no mato (as boas organizações pensam nestas coisas). Depois de entrar no mato, repetiu-se o festival de lama do ano anterior. Para melhor. Era mesmo muita lama. Rapidamente tive que tirar os óculos, apenas para me arrepender uns metros à frente. Até ao primeiro abastecimento, foi um tal de pedalar à chuva, que vez questão de marcar presença.

Depois, alguma chuva, muita lama e muito esforço. Muita gente a passar por mim, claro. E muitas alegrias para os mecânicos: desviadores, pedaleiros, correntes, travões, pedais... montes de peças a precisar de atenção especializada!! Pelo meu lado, a cabrita aguentou-se que foi uma maravilha... tirando uma ou outra passagem de caixa menos bem conseguida, tudo está apto a continuar. Por falar em passagens menos coneguidas, no início de uma subida em que, ao tentar engrenar a 1ª, a corrente caiu, eu quase mandei um participante pela ribanceira abaixo. Ele vinha muito colado a mim e quando eu coloquei o pé no chão, ele bateu contra a minha perna e quase que se desequilibrava irremediavelmente... por sorte tudo correu bem. O pior foram os calços de trás (AVID)... Numa curva mais apertada, a cabrita deu em fugir de frente, pelo que pensei com os meus fechos eclair que tinha que passar a travar só com o de trás. Até à curva seguinte, em que verifiquei que, por muito que apertasse a manete, a cabrita dava em acelerar em vez de travar!!!! Isto quando faltavam para aí 20 km's....

Mas tudo correu bem, muito bem e cheguei ao fim ileso. Apenas as caimbras e as dores gerais nos músculos, de arrastar os 30 kg que a cabrita parecia pesar agora, me atormentaram.

Depois, um belo banho frio numa escola com uns jactos de água que não lembram ao diabo e uma refeição espactacular em que nada faltou. E chegamos a tempo de não ter muita fila de espera, o que foi uma sorte.

Para o ano contem connosco novamente, e, se possível, façam igual (com chuva e tudo).

04 outubro 2007

II Maratona Vale do Vouga - Primeiras fotos

Apenas algumas fotos do estado em que ficou a cabrita: